top of page

IDEOLOGIA DE GÊNERO OU A REALIDADE DE GÊNESIS


EXÓRDIO:

Fala-se muito hoje sobre ideologia de gênero. É o assunto da moda, a bola da vez ou o prato do dia. São debates acalorados, seminários, palestras e discussões sobre o tema. Precisamos saber exatamente em que consiste esse tema para não ficarmos alienados e perdermos o bonde da história ou as mudanças que a sociedade, com avidez busca a todo instante.

Será que há algo de novo nessa questão? Há previsão bíblica sobre esse assunto?

FUNDAMENTO:

O que é Ideologia?

Ideologia, em sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal. Este termo possui diferentes significados, sendo que no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy e o conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante.

O que é ideologia de gênero?

A ideologia de gênero ou a “ideologia da ausência de gênero”, como também ficou conhecida, é a idéia de que a sexualidade humana seja parte de “construções sociais e culturais” e não um fator biológico. Em outras palavras, isto quer dizer que o ser humano constrói a sua sexualidade ao longo da vida, ela não o acompanha desde a sua concepção.

De acordo com esta ideologia, os seres humanos nasceriam “neutros” e poderiam, ao longo da vida, escolher o seu gênero sexual.

Outra característica da ideologia de gênero é a multiplicidade dos gêneros, ou seja, a existência de vários gêneros sexuais mais complexos, além do masculino e feminino. Os seres humanos estariam disponíveis para assumir a identidade de gênero que mais se identifiquem.

No Brasil, o debate sobre a "ideologia de gênero" se intensificou com a estruturação do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2014. Neste caso, a proposta do Ministério da Educação (MEC) é incluir temas relacionados com a identidade de gênero e sexualidade nos planos de educação de todo o país.

Os críticos à "ideologia de gênero" acusam esta de servir para doutrinação das crianças, desconstruindo os tradicionais conceitos de família, principalmente aqueles que estão baseados em preceitos bíblicos.

No entanto, os defensores da chamada "ideologia de gênero" alegam que o projeto visa reforçar a necessidade para que seja discutida identidade de gênero nas escolas, ajudando a diminuir o preconceito e promover uma futura sociedade com igualdade entre as pessoas.

Existe igualdade maior do que a que é adotada pela Bíblia? Deus não faz acepção de pessoas.

Outra confusão comum é entre a identidade de gênero e orientação sexual, sendo esta última referente a preferência sexual que determinada pessoa possui, e que pode ser dividida em: assexual; homossexual; bissexual e pansexual, por exemplo.

POSIÇÃO BÍBLICA SOBRE O ASSUNTO:

Vejamos a realidade de Gênesis!

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra"

(Gn.1:26).

"Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne."

(Gn.2:18-24).

Será que Deus não previu a evolução da sociedade? Pois Ele ordenou ao homem deixar a casa paterna, se unir à sua mulher e tornar-se uma só carne com ela. Por que Deus não fez dois homens ou duas mulheres e ordenou a sua junção ou coabitação para formarem uma família? Teria Deus falhado nesse ponto? Estaria a sociedade um passo à frente de Deus? A modernidade tornou ultrapassado o que está escrito na Bíblia Sagrada?

Vejamos o que Jesus disse sobre esse mesmo assunto.

"Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem."

(Mateus 19:4-6).

Estaria a ciência e a sociedade evoluindo para algo que Deus não planejou, não pensou e nesse sentido, Deus teria falhado em não prever algo dessa magnitude?

Ou será que a construção de tais doutrinas, correntes e pensamentos estão em completa afronta à Palavra de Deus?

Vou ficar com esta última hipótese. A sociedade caminha na direção oposta à Bíblia Sagrada.

Longe de correntes doutrinárias, pensamentos filosóficos ou posições religiosas, prefiro ver no livro dos livros, no Livro por excelência, a nossa origem, e o caminhar das coisas dentro da previsão bíblica, que trata, inclusive da vida após a morte, enquanto a ciência ainda não conseguiu explicar a origem da vida.

Nesse sentido, vimos os textos de Gênesis 1:26; 2:18-24 e Mateus 19:4-6. Percebemos a harmonia dos textos bíblicos que confirmam e justificam a existência do gênero masculino e feminino. Do homem e da mulher. Vemos Deus determinando que o homem deixe a sua casa, o pai e a mãe, se una à sua mulher e forme uma família. Vemos Jesus referendando o que fora dito por Deus, até porque, Ele fez parte do conselho da criação (Gn.1:26) e não poderia ir contra aquilo do qual Ele mesmo criou.

Teria a sociedade evoluído ao ponto de tornar a Bíblia um livro desatualizado?

A resposta é não!

Como explicar, então, o surgimento de tais teorias, idéias, doutrinas, ideologias, correntes de pensamentos que invadem as escolas, os lares e buscam a transformação da sociedade como se houvesse desigualdade na formação da raça humana e as coisas precisassem de ajustes e respeito para com a opção sexual de cada um?

A resposta nua é crua é uma só: Por trás de tudo isso está a ação de Satanás!

O livro de Gênesis é a certidão de nascimento da criação. É a origem e a prova de surgimento da vida e de tudo quanto existe. Comprova a origem e a autoria daquele, que do nada fez tudo e cada qual, segundo a sua espécie.

O livro comprova também que Satanás, investiu e continua a investir contra a criação de Deus e a Sua Palavra. Ele tem se esmerado ao longo da história para colocar em descrédito a Palavra de Deus. Nesse sentido, ele começou no Jardim do Éden e é incansável.

Isso não é fato novo, nem há novidade alguma nessa questão. O que os cristãos precisam é ficar atentos aos acontecimentos e confrontá-los com a Bíblia Sagrada, pois muito além da ideologia, seja ela de qual natureza for, a Bíblia é completa e nela, nada fica sem resposta.

Vejamos como Satanás trabalha contra a Palavra de Deus:

"Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

(Gn.2:15-17).

Convém lembrar que Satanás estava presente no Jardim do Éden, assim como estava passeando e rodeando a terra quando incitou Deus contra Jó; também, segundo a Bíblia, ele está ao nosso derredor, conforme diz:

1 Pedro 5:6-9:

"Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo."

E mais, o diabo é nosso acusador diante de Deus, conforme Apocalipse 12:9-10:

"E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus."

Foi nessa condição que Satanás aproveitou a oportunidade ao ouvir a determinação dada por Deus ao casal no Jardim do Éden, e incitou Eva contra o que Deus havia dito, levando-a a duvidar da Palavra de Deus:

"Mas a serpente, mais sagaz que todo os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do Jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal."

(Gn.3:1-5).

Houve consequência em razão da desobediência?

Sim!

O resultado é que Deus cumpriu o que falara, porque Ele vela pelo cumprimento da sua palavra – Jeremias 1:12:

"Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir."

O restante do capítulo 3 de Gênesis narra o infortúnio a que a raça humana foi submetida como consequência da desobediência de Adão e Eva. As consequências do pecado estão cravadas por toda parte e em todas as eras da história da humanidade, inclusive sobre esta da qual estamos tratando: ideologia de gênero.

Satanás tem levado a humanidade a afrontar a Palavra de Deus, tal como vemos no texto estampado em Romanos 1:18-27:

"A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro."

A ação humana em desafiar Deus e colocar em descrédito a Sua Palavra, encontra a reação divina. Pois toda ação corresponde a uma reação, é a lei da física, que não falha - II Tessalonicenses 2:7-12:

"Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro da sua boca e o destruirá pela manifestação da sua vida. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça."

E há remédio para todos estes males, para toda essa confusão e desordem instalada no seio social. Sim! Graças a Deus que há remédio: I Coríntios 6:9-11:

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus."

Diante de tudo isso que a Bíblia narra, podemos concluir que a ideologia de gênero é mais uma artimanha de Satanás, que arrasta as pessoas à desobediência e à incredulidade diante da Palavra de Deus. Para alguns o livro de Gênesis não passa de peça de ficção. Para outros, a Bíblia foi escrita por homens, e, portanto, não merece tanta credibilidade. Há ainda os que se esmeram em tentar desconstruir e desacreditar o que nela está escrito, dizendo que o seu teor não é verdadeiro, não é exatamente o que consta dos escritos originais do hebraico e do grego.

Contudo, de acordo com a Bíblia, Deus fez o homem e a mulher, gênero masculino e feminino, com sexo definido, identidade definida, de sorte que não há o que ser construído ao longo da existência em matéria de gênero ou de opção sexual, tudo isso é engodo, é fantasia e artimanha de Satanás.

A humanidade se esqueceu de Deus; afronta a Palavra de Deus, ignora o poder de Deus, abandonou o SENHOR e por isso paga o preço amargo da sua rebeldia e incredulidade. Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala:

"Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim. O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende! Ai dessa nação pecaminosa, povo carregado de iniqüidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás."

(Isaías 1:2-4).

Na presente era, uma criança em tenra idade sabe cantar músicas profanas, conhece pessoas famosas, encena coreografias sensuais, com maestria sabe manusear aparelhos eletrônicos, mas não sabe nada sobre Deus. Seus pais também, de Deus nada sabem, não lêem a Bíblia, não ensinam o que Deus ordenou em Deuteronômio 6:4-9:

"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas."

Os pais ignoram o que está escrito no Salmo 25:12-14:

"Ao homem que teme ao SENHOR, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra."

A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. São rebeldes quanto ao comando de Provérbios 22:6:

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."

Depois a sociedade organizada, os estudiosos, os intelectuais, os pensadores, os educadores, os meios de comunicação, ficam correndo atrás de políticas públicas, de inclusão social, de propostas de combate à violência, à corrupção, quando o remédio está na Bíblia Sagrada, na Palavra de Deus.

A solução encontrada na Bíblia é de graça. É produto da graça de Deus; talvez por isso não desperte interesse nos governantes, nos administradores, nos homens públicos, porque não rende propina, não massageia ego, não dá ibope, não aceita suborno ou corrupção. O argumento é que o estado é laico, não se mistura estado com igreja. Mas os princípios que regem a vida como um todo estão na Bíblia Sagrada. Deus não é refém do homem, tudo está previsto na Sua Palavra, nada surgiu do acaso.

Ignorar a Palavra de Deus é caminhar para o caos, para o inferno e para o lago de fogo. De Deus não se zomba. Deus não falhou, pelo contrário, a Bíblia Sagrada traz a previsão de todos estes acontecimentos que presenciamos nos dias atuais e aponta a solução para as mazelas humanas.

CONCLUSÃO:

A solução para as mazelas da raça humana está na pregação do Evangelho – Romanos 1:16-17:

"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé."

Quando Jesus mandou pregar o Evangelho, Ele sabia do que estava falando. Ele estava antecipando e ministrando o remédio para combater os males dos quais a humanidade tem sido acometida.

Que o SENHOR use de misericórdia e abra os olhos do entendimento, desperte na humanidade o desejo pela Sua Palavra, só assim teremos um mundo melhor, uma sociedade melhor e pessoas regeneradas pela graça de Deus em Cristo Jesus.

Louvado e engrandecido seja o nome do SENHOR.

Amém e amém!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Blogger Social Icon
bottom of page