top of page

O Perigo de nos julgarmos merecedores..



A natureza humana, carnal e pecaminosa, contaminada pelo veneno do pecado inoculado em Adão pelo diabo no início da criação, nos leva a pensar que somos merecedores de alguma coisa procedente de Deus! Grande e perigoso engano!


Todos nós nascemos neste mundo mortos para Deus e separados do convívio com Ele por causa do nosso pecado herdado de Adão! Veja o que está escrito na carta do apóstolo Paulo aos Romanos no Cap.3 Vs.23 - “23 - pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”


Este versículo é uma sentença proferida pelo apóstolo Paulo, revelada e inspirada pelo Espírito Santo que alcança a todos nós! Ninguém escapa! Nem o mais bonzinho dos homens, nem o mais perverso, nem o rico mais influente, nem o pobre mais miserável, nem o mais honesto e nem o mais religioso!


Não foram alguns que pecaram, mas todos pecaram!


Preste atenção no termo “carecem” e veja a diferença entre “Carecer” e “Merecer”!


Significado de carecer: “Estar em falta de, destituído de, precisar de, necessitar de etc...”


Por causa do pecado que herdamos de Adão, nós temos a falta de Deus em nós e carecemos, necessitamos da sua glória!


Significado de merecer: “Ter mérito, ser digno ou passível de alguma coisa, apresentar as condições requeridas para alcançar uma coisa.”


Agora uma pergunta: O que nós fizemos para Deus para sermos dignos de receber alguma coisa d’Ele? Se respondermos a essa pergunta, baseados em nossa justiça própria, naquilo que nós fazemos de bom segundo os nossos olhos, estaremos respondendo errado! Nada podemos fazer para sermos merecedores de alguma coisa de Deus! Se fosse assim, Cristo não precisaria ter vindo ao mundo! Mas Deus, na sua infinita graça e misericórdia, deu e enviou o seu Filho Unigênito ao mundo!


Veja o que está escrito no evangelho segundo João no Cap. 3 Vs.16 e 17 – “16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 - Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”



Jesus Cristo não veio ao mundo para julgar aquilo que fazemos de bom ou de mau, de certo ou de errado, se cumprimos a Lei ou não, mas Ele veio para nos libertar da escravidão do pecado que nos assola e nos separa de Deus, para tirar de nós a velha natureza adâmica herdada de Adão por causa do pecado que ele cometeu quando descumpriu uma ordem de Deus no jardim do Éden desobedecendo a Deus! Jesus veio para nos salvar da condenação eterna! Se a nossa salvação fosse pela nossa justiça própria, pelas boas obras que praticamos Jesus Cristo não precisaria ter morrido naquela cruz do calvário! Era só apresentarmos diante de Deus as nossas “boas obras” que seríamos salvos!


Mas, as nossas “boas obras” fedem carniça diante de Deus a ponto d’Ele não as suportar! Veja o que está escrito no livro do profeta Isaías no Cap.64 Vs.6 – “6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.”


Notaram a diferença entre carecer e merecer? O pecado nos impede de recebermos qualquer coisa de Deus e o fazer por merecer é um pecado que Deus abomina e não aceita de maneira nenhuma! Veja o que está registrado no livro do profeta Isaías no Cap.59 Vs.2 – “2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.”


Por isso não merecemos nada, mas somos carentes da graça de Deus e Ele é infinitamente misericordioso!


Veja o que está registrado no livro de Lamentações de Jeremias no Cap.3 Vs.22 e 23 – “22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 - renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”


Deus nos ama e a razão de não sermos consumidos, exterminados da face da terra, é a sua grande misericórdia que se renova a cada manhã! Nós para nada prestamos, nós somos como o imundo segundo registrado no livro do profeta Isaías no Cap.64 Vs.6a. – “Mas todos nós somos como o imundo”.


Nesta condição somos merecedores do que de Deus! De nada!!! Mas nós não somos culpados por pensarmos que pelo que fazemos de bom, somos merecedores de alguma coisa de Deus. Na verdade nós aprendemos assim com os nossos antepassados, com os nossos pais que nos ensinaram que temos que “fazer para merecer”!


Isso até pode surtir efeito no nosso cotidiano, no nosso convívio social, mas em se tratando de vida espiritual, nada disso tem valor para Deus! Quantos de nós já ouvimos a mamãe, o papai, a vovó, o vovô, nos dizerem: “Olha não faça isso ou aquilo, porque senão você não vai para o céu!” Isso é um erro gravíssimo na educação de uma criança porque apresentamos a ela um Deus cruel e tirano!


A tradição religiosa nos leva a um canteiro de obras infrutíferas para Deus enquanto que Deus nos coloca nos canteiros celestiais onde as obras são frutos do Espírito em Cristo Jesus!


Veja o que está registrado no livro de 1ª Samuel Cap.16 Vs.7b – “7 - porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” O coração aqui citado não é o coração duro de pedra e sim o coração de carne que Ele, o próprio Deus coloca em nós!


Veja agora o que está registrado no livro do profeta Ezequiel Cap.36 Vs.26 e 27 – “26 - Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. 27 - Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.”


Na verdade o coração de pedra representa a natureza adâmica, decaída, pecaminosa, que Deus troca pela natureza divina na nossa ressurreição juntamente com Cristo, e assim, Cristo passa a viver em nós, e isso só acontece quando nascemos de novo em Cristo pelo poder de Deus!


Só depois de sermos recriados em Cristo é que podemos andar nos estatutos de Deus, guardar os seus juízos e os observar, ou seja, colocá-los em prática, porque Cristo passa a viver em nós!


Não somos merecedores de nada, mas somos carentes da misericórdia e da graça maravilhosa de Deus! Veja o que está registrado na carta do apóstolo Paulo aos Efésios no Cap.2 Vs.8 a 10 – “8 - Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 - não de obras, para que ninguém se glorie. 10 - Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”


Veja também o que está registrado na carta do apóstolo Paulo aos Colossenses no Cap.3 Vs.23 e 24 - “23 - Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24 - cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;” Tudo o que fizermos na igreja segundo o dom que o Senhor Deus dá a cada um de nós, tudo o que fizermos no cotidiano de nossas vidas, tudo o que fizermos ao nosso próximo, façamos sem pensar que somos merecedores de receber algo em troca, não esperemos nada em troca, porque é para Deus que fazemos e d’Ele já temos recebido tudo!


Aliás, se bem atentarmos para o que está escrito em I Coríntios 15:9-10, veremos que de fato nada fazemos, mas a graça de Deus em nós é que faz tudo: “Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.”


Nós fomos reconciliados com Deus por intermédio de Jesus Cristo! O servir a Deus é nosso ministério porque recebemos d’Ele o ministério da reconciliação quando nascemos de novo em Cristo! Como novas criaturas agora, servimos a Deus com gratidão e alegria no Espírito Santo sem esperar nada em troca, porque já recebemos de graça, a graça maravilhosa e salvadora de Deus em Cristo! Deus nos constituiu embaixadores de sua palavra em nome de Cristo, para poder exortar por nosso intermédio, ou seja, falar através de nós para que os homens se reconciliem com Deus em Cristo!


Veja o que está registrado na 2ª carta do apóstolo Paulo aos Coríntios no Cap.5 Vs.17 a 21 – “17 - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 18 - Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 - a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20 - De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 21 - Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”


Em Cristo nós fomos feitos justiça de Deus, ou seja, fomos justificados por Ele quando fomos atraídos, crucificados, mortos, sepultados e ressuscitados juntamente com Ele para uma nova vida. A graça maravilhosa de Deus manifestada em Cristo nos gerou de novo para sermos filhos participantes da família de Deus! Nada do que façamos para Deus nos coloca no patamar da meritocracia, pois já fomos abençoados com toda sorte de benção espiritual!


Vamos ler juntos, o que está registrado na carta do apóstolo Paulo aos Efésios no Cap.1 Vs.3 – “3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.”


Agora, leiamos juntos o que está registrado no Salmo 40 Vs.17 – “17 - Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!”


Amados, tenhamos em mente que Cristo já fez tudo por nós, a obra do Pai já foi consumada por Ele na cruz do calvário e Deus, o Pai, nos ama e cuida de nós! Amém?


Irmão Reginaldo Guiçardi

e-mail: regiguicardi@gmail.com – WhatsApp: (16) 99181.9656 - TIM

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Blogger Social Icon
  • fa100
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Twitter

© 2023. Orgulhosamente criado : Face das Águas

bottom of page