top of page

O MUNDO INTEIRO JAZ NO MALIGNO!


O MUNDO INTEIRO JAZ NO MALIGNO!


1ª JOÃO CAPÍTULO 5 VS.19


“SABEMOS QUE SOMOS DE DEUS E QUE O MUNDO INTEIRO JAZ NO MALIGNO.”


Amados, para lermos este versículo, numa postura afirmativa e plenamente conscientes, de que somos de Deus, é necessário termos a convicção daquilo que estamos falando diante do mundo ao nosso redor! É necessário termos sido feitos por Deus, criados em Cristo Jesus! Efésios Cap. 2 Vs.10 “Pois somos feitura dele (Deus), criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”


Mas de que maneira fomos feitos por Deus!?


Foi quando ele fez o homem do barro e da costela do homem fez a mulher?


É claro que Não!


O texto diz que fomos feitos por ele, criados em Cristo Jesus!

Mas como fomos criados em Cristo Jesus!?


Quando lemos no evangelho segundo João Cap.12 Vs. 32, Jesus promete nos atrair no corpo d’Ele: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.”


Na cruz, Jesus Cristo atraiu em seu corpo a humanidade inteira “todos” não ficou nenhum para trás! A obra de Deus é perfeita, não é feita pela metade!!! Atraídos no corpo de Cristo na cruz, nós fomos crucificados e mortos com Ele! Romanos Cap. 6 Vs.6,3,5: “6 - sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 3 - Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

5- Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,”


Fomos sepultados juntamente com Ele! Romanos Cap. 6 Vs.4: “4- Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”


Fomos ressuscitados juntamente com Cristo! Efésios Cap. 2 Vs.6: “6 - e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;”


Colossenses Cap.2 Vs.12 e 13 também fala da nossa sepultura e ressurreição juntamente com Cristo: “12 - tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. 13 - E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;”


Nós nascemos mortos espiritualmente para Deus, por causa do pecado de Adão! Por causa da sua desobediência a Deus, a humanidade inteira foi contaminada pelo vírus do pecado gerado em Adão e foi necessário Deus criar o antídoto para aniquilar, exterminar, erradicar de uma vez por todas, o vírus do pecado da incredulidade! Para isso Deus enviou o seu Filho Unigênito, para vir ao mundo e ir à cruz, para nos atrair em seu corpo, para crucificar a nossa velha natureza de víbora e nos fazer morrer com Ele, para renascermos com Ele e nos tornarmos filhos de Deus! No Evangelho segundo João Cap. 1 Vs. 12 e 13 está escrito: “12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; 13 - os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”


FOI ASSIM E É ASSIM QUE FOMOS E SOMOS FEITOS POR DEUS EM CRISTO JESUS!


Atraídos no corpo de Jesus Cristo na cruz do Calvário, crucificados e mortos com Ele, batizados na sua morte, fomos sepultados com Ele, vivificados n’Ele por Deus e Ressuscitados juntamente com Ele pelo poder de Deus Pai!


Sim, agora como novas criaturas, podemos ler o versículo do início da nossa meditação!


“SABEMOS QUE SOMOS DE DEUS E QUE O MUNDO INTEIRO JAZ NO MALIGNO.”


1ª JOÃO CAP.4 Vs.4


“Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” Cristo é o que está em nós e o que está no mudo é o diabo!


Veja o que está escrito em Gálatas Cap. 2 Vs. 19 e 20: “19 - Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; 20 - logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé do Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”


VAMOS VER AGORA O SIGNIFICADO DE “JAZ”


Segundo o dicionário da língua portuguesa, JAZ significa: Estar deitado, estendido, estar no chão, estar morto, ou como morto, estar sepultado, estar imóvel!

Diante dos significados expostos, concluímos que o mundo se encontra caído ao chão, morto espiritualmente por causa do pecado herdado de Adão, com o qual toda a humanidade nasce e em total submissão ao domínio torpe do príncipe deste mundo que é o diabo, Satanás, citado como Maligno! Note que o nome é grafado com letra inicial maiúscula por se tratar de nome próprio, ou seja, de uma pessoa e também ele é citado como “deus” grafado com letra minúscula! Veja em 2ª Coríntios Cap.4 Vs.4ª: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos,” porque Deus com letra Maiúscula só existe um que é o nosso Deus, o grande EU SOU!

Pergunta: Porque o mundo jaz no Maligno, no diabo?

Resposta: porque o mundo não quer ser governado por Deus!!!

Amados, o mundo aqui referido, não é o globo terrestre e nem as coisas que foram criadas por Deus! O mundo aqui referido é o sistema humano, desesperadamente corrupto, a própria humanidade alienada, a sociedade mundana e perdida, sem Deus, governada pelo diabo por causa do pecado da incredulidade! Veja o que está escrito em 2ª Timóteo Cap. 2 Vs. 26: “26 mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade.”


Só aquele que é de Deus é governado por Ele! “Romanos Cap. 8 Vs. 14 a 16 “14 - Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 16 - O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”


Vejam o que está escrito no evangelho segundo João Cap. 5 Vs. 39 e 40 “39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. 40 - Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.”


Examinais as escrituras porque acreditais que ali está a vida eterna, mas não está! As próprias escrituras testificam a respeito de Jesus Cristo, mas é necessário ir a Ele, ser atraído por Ele no corpo d’Ele, morrer e ressuscitar com Ele, para ter a vida eterna! E aí sim, serem governados por Deus! Deus não governa um povo pagão! Já lemos anteriormente, mas leiamos novamente em Romanos Cap. 8 Vs. 14 “14 - Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Vejamos agora o que dizem as escrituras sagradas em Efésios Cap. 3 a 14 “3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4 - assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 - nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 - para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7 - no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 - que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,

9 - desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 - de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11- nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 - a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13 - em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 - o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”


Querem saber qual é essa propriedade a ser resgatada? Vejam o que está escrito em 1ª Pedro Cap. 2 Vs.9 e 10 “9 - Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 - vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.”


O Senhor Deus é tão maravilhoso e compassivo para com o homem que Ele chega a lhe propor uma escolha que mudará definitivamente a sua vida e a sua relação com Ele, Deus, e se estenderá às suas gerações futuras! Veja em Deuteronômio Cap.30 Vs.19 “19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” Escolha A Vida! Jesus Cristo é a Vida! Escolhendo a Vida, o homem viverá bem tanto quanto a sua descendência!

ISSO SIM É SER GOVERNADO POR DEUS!!!

SIGNIFICADO DE “NO MALIGNO”


Primeiramente o óbvio, porque o mundo não está em Cristo e fora d’Ele é só trevas, sofrimento e escravidão por causa do pecado da incredulidade! No Maligno: Temos aqui a afirmação de João com muita propriedade, porque fora de Cristo, o domínio é do Maligno, o príncipe do mundo, o deus do mal, o pai da mentira e quem não é filho de Deus em Cristo, é filho do Maligno! Veja o que está escrito em João Cap. 8 Vs. 44 “44 - Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”


O mundo está sob o domínio do pecado e o pecado gera a condenação e a condenação gera a prisão e a prisão gera a servidão e a servidão gera a escravidão e a escravidão gera a morte! Veja o que está escrito em Tiago Cap. 1 Vs. 15 “15 - Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.”


Veja o que está escrito em 1ª Coríntios Cap.6 Vs. 10 “10 - Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.”


Pecador nenhum sob o domínio do Maligno herdará o reino de Deus! Esse domínio só é quebrado, quando o pecador confessa o seu pecado a Deus e clama por misericórdia para que o Senhor lhe dê fé para ele acreditar na sua atração no corpo de Cristo, na sua crucificação com Cristo, na sua morte com Cristo, na sua sepultura e ressurreição juntamente com Cristo pelo poder de Deus! Aí sim, ele nasce de Deus e passa a ser filho de Deus, e o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo passam a habitar nele!


Irmãos, nós não nascemos de novo simplesmente porque acreditamos na obra que Jesus Cristo fez por nós na cruz do calvário. Nós fomos nascidos por Deus, por meio do seu poder. Houve a ação de Deus, a sua intervenção para que nós fôssemos nascidos do Alto em Cristo.


Veja o que está escrito em 1ª Coríntios Cap. 3 Vs.16 “16 - Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” Agora veja o que está escrito em João Cap.14 Vs.23 “23 - Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” Então, quem está em Cristo, o Maligno não lhe toca!


Veja o que está escrito em 1ª João Cap. 5 Vs. 18 “18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele (JESUS) que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca”. Que maravilha irmãos, sermos guardados por Jesus!


Veja o que está escrito em 1ª João Cap. 2 Vs. 12 a 17 “12 - Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome. 13 - Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. 14 - Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. 15 - Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 - porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 - Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.”


Quem é nascido de Deus, aquele que nasceu de novo, que nasceu da Água e do Espírito, esse, o Maligno não lhe toca, porque quem está nele é JESUS CRISTO que é Maior do que o Maligno que está no mundo – 1ª João Cap.4 Vs. 4 “4 - Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”


Que o Senhor Deus vos abençoe ricamente em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, amém!


Irmão Reginaldo Guiçardi

e-mail: regiguicardi@gmail.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Blogger Social Icon
bottom of page