O Cristão não celebra a Páscoa!
Êxodo 12
A PÁSCOA DA NOVA ALIANÇA
Significado da Palavra Páscoa
A palavra “páscoa” do hebraico “pesah”, é associada ao verbo “pasah” que significa "saltar” ou passar por cima “passar ao largo”, “passagem”.
A razão da Páscoa
A festa da páscoa está relacionada com a libertação dos israelitas da escravidão do Egito. É a comemoração anual mais importante para o povo judeu que ainda esta debaixo da lei.
Jesus Cristo É a nossa Páscoa
Durante 14 séculos a Páscoa viera apontando para a vinda do Cordeiro Pascal. Jesus comeu a Páscoa, substituiu-a pela Ceia e depois foi morto como o Cordeiro Pascal. Ele é a nossa Páscoa I Cor.5:7. Ele expirou na cruz no mesmo dia em que no Templo se imolavam os cordeiros pascais.
O Cristão não celebra a páscoa
Porque Cristo inaugurou "a Nova Aliança". Não há comemoração da páscoa para o Cristão, ele celebra a Ceia do Senhor, porque esta substituiu aquela. Foi assim que Jesus fez e ordenou ao instituir a Ceia no cap.22:15-23 do evangelho escrito por Lucas. "Para o Cristão" ela tipifica e anuncia a obra redentora de Cristo na cruz do calvário. É a libertação não do cativeiro do Egito, mas do império das trevas (Col.1:13). O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29).
A Nova Ceia Em Cristo Jesus
A Páscoa serviu aos seus fins e deu lugar à nova Ceia comemorativa, que deve ser observada em memória e grata lembrança do que Jesus fez por nós naquela cruz, nos incluindo no corpo dele para trocar a nossa natureza adâmica e maligna, substituindo-a pela natureza divina. E isto, até que Ele volte. I Co.11:26.
Sendo assim...
Sabedores disso, não dá para desejar “feliz páscoa”. Primeiro porque não celebramos a páscoa. Segundo, porque, ao fazer isto, estamos dizendo: “feliz passagem”; “feliz pular além da marca”. Ora, isto não faz sentido algum. O SENHOR te dê compreensão do assunto em nome de Jesus!
Em Cristo,
Pr. Nilton