top of page

Pedro não é a pedra!


“Também eu te digo que tu és Pedro, sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”


Uma leitura desatenta, singela e desprovida de reflexão pode levar o leitor a pensar que Pedro é a pedra referida por Jesus. Ledo engano! A exegese, a hermenêutica e a homilia, nos induzem à conclusão lógica, racional e razoável de ser Jesus a pedra sobre a qual Ele fundou a Sua Igreja.


Jesus não fundaria a Sua Igreja sobre a pessoa de Pedro.Não!!! Ele veio fundar a Sua Igreja sobre Si mesmo! Sobre Sua Obra consumada na cruz, mediante a atração do pecador (João 12:32); a crucificação do pecador (Romanos 6:6); a morte do pecador (II Coríntios 5:14); o sepultamento da natureza adâmica (Colossenses 2:12) e a ressurreição do novo homem, juntamente com Ele (Efésios 2:6).


Esta é a síntese da Obra consumada por Cristo e desconhecida do muitos. Que foi pregada, é verdade, pelos fundadores das igrejas tradicionais, mas esquecida ao longo do tempo. Por que razão? Porque a igreja, ao longo do tempo foi se contaminando com o mundo, ao invés de contagiar o mundo com a Palavra e o poder de Deus e fazer a diferença, conforme Jesus ordenou, de ser o sal da terra e a luz do mundo, ela deixou que o mundo a invadisse e se tornou igual ao mundo. Misericórdia!


Tanto assim é que, a denominação religiosa mais influente em todo o mundo apregoa que Pedro é a pedra que Jesus se referiu e se tornou o primeiro papa da igreja. Pasme! Mentira! Engano e ignorância quanto às Escrituras Sagradas! Tal afirmação só vem a confirmar o total desconhecimento da Palavra de Deus e afronta aos comezinhos princípios da hermenêutica e da teologia bíblica.


O próprio Pedro se encarregou de desmistificar este equívocoao dizer que: Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. (Atos 4:11).


Se isto não fora o bastante, quando escreveu a sua primeira carta, no capítulo 2:6-8, Pedro foi mais enfático ao dizer: Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.


Evidente que nesse texto, Pedro estava reproduzindo o que Deus havia anunciado ao profeta Isaías – 28:16. Tal fato comprova a ignorância em relação à Palavra de Deus e o atropelo dos princípios da hermenêutica e da boa teologia sistemática.


Devemos concluir esta perfunctória análise com aquilo que Deus disse através do profeta Zacarias (3:9): Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu lavrarei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniquidade desta terra, num só dia.


O único lugar em que a Bíblia Sagrada afirma que Deus removeu a iniquidade da terra foi no Corpo de Jesus Cristo, quando Ele foi levantado naquela cruz (João 1:29 e 12:32). Portanto, Ele é a pedra.


Em suma, o desconhecimento das Escrituras Sagradas leva a afirmação de que Pedro é a pedra, quando nunca foi, Jesus não disse isso e tampouco Pedro arrogou para a si a pretensão de sê-lo, pois sabia que Jesus se referia a si próprio.


Que o SENHOR, na Sua infinita graça e misericórdia continue a nos revelar cada vez mais da pessoa e a obra do Senhor Jesus.


Amém e amém!!!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Blogger Social Icon
bottom of page